sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Livros - Os Descendentes

Olá queridos leitores!

Hoje venho falar-vos de um dos últimos livro que li - Os Descendentes.

Sinopse:
"Matthew King é advogado e um dos homens mais ricos do Havai, mas a sua vida muda por completo quando a mulher fica em coma depois de um acidente. Esta situação acarreta novas e difíceis responsabilidades para King, ente as quais aprender a lidar com duas filhas nada fáceis. Entretanto, Matthew é supreendido por uma revelação chocante. Kaul Hart Hemmings, a autora, ambienta este livro sobre relações familiares pouco convencionais no exotismo expressionita do cenário e tira partido da contradição entre o drama familiar e um omnipresente sentido de humor."


Título original: The Descendants
Autor: Kaul Hart Hemmings
Categoria: Ficção e Romance
Ano: 2012
Colecção: Grandes Narrativas
Editora: Editorial Presença
Páginas: 305
Preço: 16,50€ (Fnac, aqui)

A minha opinião:
Não sei bem se é por ter como protagonista o George Clooney, mas sempre tive vontade de ver este filme. No entanto numa das minhas visitas à Fnac, decidi comprar o livro. Inicialmente até queria ter comprado a edição original, para me habituar a ler em inglês, mas depois acabei por comprar em português.  Quando o comecei a ler, gostei da forma como a história é contada. O narrador é a personagem principal e ao longo do livro ele vai-nos dando uma visão de como sente o mundo à sua volta. É um livro que se lê bem, comecei a lê-lo ainda não tinha ido de férias e tive de o levar comigo. A história é um pouco dramática, o que de facto contrasta com o humor do narrador, como refere a sinopse, e esse foi talvez o único ponto que me fez ficar agarrada ao livro. Não sei porquê, mas a mim, a história não me tocou muito. Girou sempre à volta do mesmo assunto, sem nada de surpreendente. É um livro que não é mau, nem é bom. Assim que acabei de ler o livro, decidi ver o filme. Senti necessidade de comparar a imagem que tinha construído de cada personagem e também de ver que partes do livro tinham decidido pôr no filme. Obviamente que além do Clooney, que eu já sabia ser personagem principal, o resto das personagens eram totalmente diferentes do que imaginei. Como sempre, perde-se muito quando se tentam colocar as páginas de um livro num filme. Conclusão, o livro é um pouco mais interessante (como acontece quase sempre) do que o filme, mas mesmo assim não o voltaria a ler. 
Apreciação final:

Já leram ou viram esta história? Qual a vossa opinião?

2 comentários:

  1. pois, eu estive para ver o filme, mas depois desaconselharam tanto que desisti, o livro nao conhecia, mas acho que agora nem um nem outro =P

    xoxo

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim!
Responderei ao teu comentário no próprio post, fica atenta/o!

Beijinhos :)