quinta-feira, 12 de julho de 2012

Verdade ou Mito? - Antitranspirantes

Olá queridos leitores!

Muito se tem falado sobre os antitranspirantes nos últimos tempos, relacionando-os com o cancro da mama. Ao que parece estes produtos já tinham má fama devido a rumores que os ligavam à doença de Alzheimer. No caso do cancro da mama, diz-se que os antitranspirantes contêm químicos tóxicos que se infiltram na pele como, por exemplo, os parabenos que possuem uma actividade similar ao estrogénio que é conhecido por disparar o crescimentos de células cancerígenas da mama. Como tal, os cientistas pensam que o uso deste tipo de produtos pode aumentar as probabilidades de uma pessoa desenvolver este tipo de cancro. Vários estudos foram realizados, um deles em 2004, que demonstrava que a maioria das amostras de tecidos da mama contendo células tumorais apresentavam parabenos na sua composição. Mas não ficou por aqui. Mais tarde surgiu a teoria de que quem rapa os pêlos das axilas e usa antitranspirantes têm uma maior probabilidade de desenvolver cancro da mama em idades mais jovens. 
Mas nem tudo foram rosas e surgiram falhas nestas investigações que puseram em causa e possível relação entre este tipo de produtos e a doença. No que toca à presença de parabenos, não foram testados tecidos saudáveis nem tecidos de outras partes do corpo que permitam confirmar que estes apenas são encontrados em células do cancro da mama. Por outro lado, também não se pôde concluir que as mulheres das quais tinham sido retirados as amostras utilizavam antitranspirantes regularmente. 
Ou seja, um teoria que parecia assustadora para quem utilizava estes produtos, não passa disso mesmo, de uma teoria, sem provas que a sustentem. 
Já fui confrontada com posts no facebook, com e-mails, com artigos em revistas acerca deste assunto. E só me vinha uma pergunta à cabeça: Se de facto os antitranspirantes provocam uma doença como esta, porque raio é tão difícil encontrar um desodorizante que não seja antitranspirante? Alguma coisa me parecia estranha. Já tinha feito alguma pesquisa sobre o assunto e a semana passada precisei de ir ao dermatologista e achei que ninguém melhor que ele me poderia esclarecer sobre este assunto. Perguntei-lhe mesmo: é verdade ou é um mito? Ao que ele me respondeu que é um mito e que já existem estudos ciêntíficos recentes que comprovam isso mesmo. Falou-me até que todos estes rumores não passam de estratégias para atacar negativamente estes produtos por parte de empresas. Portanto meninos e meninas, não precisam de deitar os vossos antitranspirantes para o lixo!

3 comentários:

  1. epah, nao acredito nessas coisas! nesse caso os homens deveriam ter um monte de doenças que as mulheres tem, e noutros casos as doenças deviam ser bem mais frequentes do que sao! isso sao tretas que se inventam por ai por uma razao ou outra...

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá TehTeh!

      Não sei se entendi bem a tua opinião! Não acreditas no quê?

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Eu acho que ela não acredita que os antitranspirantes fazem mal xD.
      Sinceramente eu até percebo o porquê de fazer mal... Afinal estão a acabar com uma coisa que é natural no nosso corpo. Por causa disso e porque ainda não há certezas absolutas eu uso na maior parte do tempo deos e opto pelos antitranspirantes quando está mais quente ou assim.
      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pelo teu comentário, a tua opinião é muito importante para mim!
Responderei ao teu comentário no próprio post, fica atenta/o!

Beijinhos :)